Os noivos planejam, se organizam, definem um orçamento limite e separam cada gasto para economizar no casamento. Mas, ainda assim, conforme fecham cada contrato, o valor estipulado inicialmente é ultrapassado. Você já sabe porque isso acontece?
Muitas vezes, os noivos se empolgam com os preparativos e perdem o controle dos gastos. Outras vezes, são os valores dos fornecedores que não se encaixam com o esperado. Mas, ainda existe um outro fator que também é muito responsável por estourar orçamentos: as taxas e despesas ocultas.
As taxas e despesas ocultas são valores dos quais os noivos não se atentam durante o planejamento. São os pequenos detalhes que, vocês sabem – ou não – que existem e esquecem de colocar nos planos. No final, eles podem virar uma verdadeira bola de neve! Quer saber que gastos são esses? Confira:
TAXAS DE SERVIÇO
Alguns fornecedores, principalmente locais como buffet e hotel, possuem taxas de serviço. Esses valores nem sempre ficam claros no começo e podem chegar a até 22% do valor do serviço, causando futuros problemas aos noivos. Por isso, é importante que, antes de fechar os contratos, vocês se informem com os profissionais sobre as possíveis taxas de serviço deles.
TAXA ECAD
O Ecad é uma instituição que protege e arrecada os direitos autorais de cada música tocada em execução pública no Brasil. Então, isso significa que toda pessoa ou empresa que reproduz músicas publicamente deve solicitar uma autorização ao Ecad. Ela é conseguida através de uma taxa que gira em torno de 10% do valor da locação do espaço da festa. Por conta disso, é importante que vocês se informem se o espaço escolhido possui essa autorização ou se será necessário incluí-la na planilha de gastos.
EXTRAS DO ESPAÇO
Imagine que vocês encontraram aquele espaço dos sonhos. Ele dispõe de estacionamento, manobristas, seguranças, louças, serviço de gás e tudo para facilitar suas vidas. Agora, imagine que cada um desses itens possui uma taxinha que vocês esqueceram de incluir nos gastos. Irão perder o controle, não é? Esse é um erro muito comum entre os casais que estouram o orçamento. Então, não se esqueçam de confirmar os valores de todos os serviços oferecidos e garanta que todos estejam especificados no contrato.
PÓS-FESTA
Ao final da festa, as vidas tanto dos noivos quanto dos fornecedores continuam. Talvez, o espaço maravilhoso que alugaram, receba outra festa logo após a de vocês. E, se olharem direito, perceberão que, logo após o evento, ele não estará tão maravilhoso quanto antes. Por conta disso, uma equipe de limpeza é indispensável no local. É importante que vocês se informem quanto a isso para evitar surpresas desagradáveis no grande dia.
DOCUMENTOS
Os noivos, muitas vezes, se empolgam com as várias escolhas do casamento e acabam esquecendo da parte burocrática. Vocês já devem ter pensado nas taxas do cartório e da igreja, mas ainda existem alguns custos menores. Por isso, não esqueçam de se informar e incluir no orçamento os gastos com os documentos para o processo do casamento e da lua de mel. Eles podem envolver cópias, autenticações, certidões, vias extras, passaportes, declarações, etc.
TRANSPORTE DOS NOIVOS
Vocês, com certeza, já pensaram no tempo que será gasto nas diversas visitas e reuniões com fornecedores. Mas, já pararam para pensar em como será o deslocamento de vocês entre uma empresa e outra? Esse é um item pouco pensado e que pode influenciar bastante nos gastos dos noivos. A melhor opção é prever esse custo no orçamento e já separar os valores para a gasolina, evitando desesperos durante o processo.
DESLOCAMENTO DE FORNECEDORES
Vocês já pararam para pensar em como aquele bolo maravilhoso e as enormes peças de decoração chegarão ao casamento? Não vão querer que corram riscos de quebrar no caminho, não é? Por isso, é importante verificar, com cada fornecedor, como funciona a entrega dos produtos deles. Pode ser que vocês tenham que pagar uma taxa para o transporte ou contratar uma empresa para isso.
TAXA PÉ NA AREIA
Essa é para casamentos na praia! Se você irá se casar com os pés na areia, já deve saber que a prefeitura costuma cobrar uma taxa para isso. A questão é que, muitas vezes, os noivos não tem noção do valor e acabam não o contando no orçamento inicial, o que é um erro. A taxa para casar na praia é cobrada por m². No litoral norte de São Paulo, por exemplo, a média é de R$1.200 para 300 m².
ENVIOS
Se vocês optaram pelo tradicional e escolheram save the date, listas de presentes e convites físicos, é importante lembrar da entrega deles aos convidados. Caso seja via Correios, não esqueçam de adicionar esse custo na planilha. Por mais que não seja um grande gasto, cada centavo conta nessa etapa e vocês não vão querer perder o controle.
GERADOR STAND BY
Esse é um gasto indispensável para os noivinhos prevenidos. Muitas vezes esquecido, o gerador stand by pode salvar vidas! Já imaginou estar prestes a trocar alianças, e, de repente, as luzes se apagam? Por um momento, você pode até achar que é algum tipo de surpresa. E, se estiver sem gerador, será mesmo – das bem desagradáveis! Melhor não correr esse risco, né? Coloquem, agora mesmo, os valores do aluguel de gerador no orçamento.
BUFFET PARA STAFF
Você sabia que os profissionais que trabalharão no seu casamento também sentem fome, né? Não se esqueçam de pensar neles ao combinar os valores do buffet. Alguns fornecedores, inclusive, colocam essa condição nos contratos. Então, durante os planejamentos, tenham em mente esse gasto extra para não se assustarem depois.
HORAS EXTRAS
Imagine que você contratou um DJ para 2 horas de festa e, de repente, você se dá conta de que já está há 3 horas dançando. Isso significa que está tão bom que ninguém nem percebeu o tempo passando, não é? Mas, acredite: o DJ percebeu! E essa horinha extra pode lhes custar bastante. Então, fiquem atentos aos horários estipulados com cada fornecedor para evitar esse tipo de imprevisto. Caso tenham cerimonialista, garantam de informá-lo de todos os horários e períodos de contratações.
E aí, noivinha, ficou surpresa com todos esses gastos ocultos ou você é preparada e já havia pensado neles? Conte para a gente o que achou!