O maior símbolo do casamento e objeto que representa melhor a união eterna entre duas pessoas, sem dúvida é a aliança. Esse anel de compromisso surgiu desde a época dos gregos e dos romanos. Você sabia que foi do povo romano que surgiu a ideia que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração? O que levou as pessoas a escolherem esse dedo para a aliança, repercutindo até os dias de hoje.
Agora, viemos falar com vocês um pouco sobre os vários modelos de alianças, suas formas, estilos, adequações e diversos outros detalhes.
COMO ESCOLHER?
A escolha da aliança de casamento perfeita pode ser feita tanto pelo noivo sozinho, quanto pelo casal. Varia muito se a parceira querer fazer parte da seleção ou se prefere deixar seu amado com essa função. Alguns noivos optam por usar apenas uma aliança – para o noivado e casamento – outros preferem fazer uma mudança, comprando um modelo diferente para cada ocasião. Mas é aconselhável fazer a encomenda da joia com, pelo menos, 2 meses antes do casamento.
ESTILO DO CASAL
Para decidir quais serão as alianças e fazer a escolha certa, é indispensável se basear no estilo do casal. Tem aqueles que gostam de um modelo mais delicado e fino, outros acham lindos os anéis grossos, com desenho e brilhantes. Será um desafio se os dois tiverem preferências muito distintas, nesse caso, o equilíbrio é a solução. Os modelos mais básicos são ótimos para agradar a todos.
Outra questão que entra aqui é a preferência pelo tipo de ouro, pois temos as alianças de ouro amarelo, branco e rosê. Sendo assim, sugerimos que visite a loja que comprará as suas e que ambos experimente as variações para ver qual gostam mais.
ORÇAMENTO
Foto reprodução instagram: @vivadoro
O valor das alianças precisa ser um dos pontos de partida na hora de compará-las. Só depois de definir qual será o preço que pretendem gastar, os noivos poderão sair a procura de lojas e ourives. Assim também fica mais fácil de escolher a forma de pagamento utilizada. Tudo tendo como base o valor definido.
É importante lembrar que a compra das alianças é um investimento que vale a pena liberar uma verba maior. Afinal, são itens de longa duração e que estarão sempre com o casal durante a união. Por isso, devem ser perfeitas!
O que influencia o valor de uma aliança são os adereços e o material que a compõe. Como a porcentagem de ouro e as pedras valiosas – como diamantes e zircônio – aderidos.
TAMANHO
Imagina chegar no momento do altar e as alianças não servirem nos noivos? Seria um erro fatal que afetaria muito o evento. Então, é sempre bom testar as alianças antes do casamento, o casal pode até usar uma amostra para o teste, contanto que seja igual ao modelo final. Não deixe que esses ou outros erros atrapalharem uma ocasião tão importante como essa.
ESTILOS DE ALIANÇAS
CLÁSSICAS
Foto reprodução instagram: @ourominasjoias
São os modelos mais comuns e utilizados. Sua textura lisa e a cor única agrada todos os gostos, além da praticidade por seu formato alongado. Antigamente, as alianças com larguras em torno de 3 mm eram as mais populares e esse é uma opinião que ainda continua muito presente na atualidade.
MODERNAS
Foto reprodução instagram: @mnaliancas
Seu formato pode ser um pouco mais reto e diferenciado, assim como a largura. A novidade desse modelo é que os noivos tem a opção de colocar ou não pedras cravejadas, além de outras cores fora do padrão, como as alianças de ouro branco e rosé. O estilo moderno conquista muitos casais que preferem uma aliança mais única.
PERSONALIZADAS
Foto reprodução instagram: @ourominasjoias
Como o nome mesmo entrega, são aquelas alianças que ninguém tem, feitas exclusivamente para o casal. Um designer de joias é contratado exclusivamente pelos noivos para fazer um modelo personalizado, que seja totalmente do gosto do casal. Os locais que oferecem esse serviço são bem requintados e dão total atenção aos seus clientes, todavia, esse é um método um pouco caro e seletivo.