Você já viu arcos decorativos em casamentos? Se sim, provavelmente deve ter sido em alguma imagem na internet. Recentemente, incluir esse adereço na decoração do casamento virou uma paixão entre as noivinhas. Ainda mais quando o objetivo em si for bem bonito e cheio de detalhes encantadores. Para saber mais a respeito, venha conferir nossas dicas de como usar esse item na sua cerimônia.
Pode até parecer que os arcos não tem tanta versatilidade na parte da decoração, mas existem muitos jeitos de usá-los. Com um pouco de criatividade e uma boa busca por inspirações, dá até para colocar esse item em um canto só para as pessoas tirarem fotografias.
ONDE USAR?
Todo mundo associa os arcos com a entrada dos noivos no altar. O motivo é porque essa é a função mais tradicional de adereço, porém, não existe só uma forma de utilizá-los na decoração.
ARCOS CENTRAIS
Os arcos centrais são os famosos enfeites que ficam, normalmente, na entrada do espaço de casamento ou antes do caminho do altar. A maioria é feito de flores e ramos de plantas presas em um suporte de metal. No entanto, alguns casais arriscam usar outros materiais para o suporte como, por exemplo, luzes de pisca-pisca, laços, tecidos e rendas. Todas essas opções ficam lindas em cerimônias, mas se o seu objetivo for um casamento mais formal, é melhor permanecer nos tradicionais arcos florais.
FORMATOS
Outra forma de dar uma variada é escolhendo formatos diferentes para o molde. Já pensou em um arco em forma de coração? Ou de triângulo? Mudar isso pode dar uma toque mais moderno e único para o evento. Então, seria interessar pensar nessas mudanças. Afinal, quanto mais sua cara, melhor!
ARCO JANELA
Demos esse nome para esse arco porque ele lembra bastante uma janela. Seu formato não é exatamente um “arco”, mas sim um retângulo posicionado da mesma forma. Ele também pode ser colocado como entrada, mas geralmente os noivos penduram enfeites, tecidos e objetos nele, então acaba ficando meio difícil usá-lo como entrada. Porém, isso não quer dizer que os noivos não possam usar o item como “cantinho da foto” e deixar o ambiente mais bonito.
ARCO ARREDONDADO
O formato mais padrão é o arredondado, justamente por ser muito usado nos casamento de antigamente. Para casamentos clássicos, esse modelo de arco é bastante recomendado. Porém, são os noivos que escolhem as flores que irão compô-lo, portanto, existem muitas formas de combinar esse item com qualquer tema de casamento. Por exemplo, as flores silvestres super combinam com o campo, já eventos na praia, pedem por pétalas com tons claros.
ARCO CRIATIVO
Quanto os noivos são pessoas com mais personalidade e querem personalizar tudo em seu grande dia, uma dica para sair do padrão é colocar arcos criativos no seu casamento. A diferença desse enfeite está em seu formato. O casal pode mandar fazer ou encontrar arcos que já tenham um formato diferenciado. Os mais comuns são aqueles que parecem grandes corações.
FLORES
Em geral, as chamadas “flores do campo” são as mais visadas para o arco. Isso porque trazem cores vivas e frescor à decoração. Porém, para um visual mais clean e clássico, utilizar somente flores brancas pode ser uma opção bastante moderna e sofisticada. As rosas peônias, astromélias e copos de leite continuam super em alta nos casamentos tradicionais, assim como os lírios, cravos, dentes de leão e girassóis são para o campo. Já na praia, as flores mais populares são: callas, margaridas, girassóis, lírios e mosquitinhos,