Procurando uma entrada engraçadinha e fofa para seus convidados? Uma maneira boa de acalmar os nervos no momento de andar até o altar é ler frases bonitinhas, que façam rir e ajudam a descontrair sem estragar a cerimônia. Essa é uma ideia que virou febre nos casamentos, para os noivos que querem uma festa mais casual e humorística.
Essa ideia de levar plaquinhas fofas durante a caminhada até o altar está ganhando muitos seguidores, sendo que para crianças são usadas frases mais engraçadas sobre a noiva, enquanto os adultos levam – geralmente – frases sobre o casamento. É um detalhe para acrescentar na sua cerimônia que – com certeza – aumentará a quantidade de boas lembranças do dia.
PLAQUINHAS PARA MESAS
As plaquinhas não servem apenas como acessório para descontrair o evento, elas podem ter o papel de reservar as mesas para a família, padrinhos ou amigos mais íntimos. É algo que muitas noivinhas vem fazendo para organizar melhor a festa pós-cerimônia. Essa marcação vai depender do estilo do seu casamento e a quantidade de convidados. Mas, caso queira deixar tudo organizado nas mesas, o ideal é colocar plaquinhas que indicam que elas são reservadas.
Em casamentos mais minimalistas, os noivos preparam até plaquinhas personalizadas para cada integrante do casório, contendo cores diferentes e frases exclusivas destinadas a pessoa. Esta é uma boa forma de fazer os convidados se sentirem especiais.
PLAQUINHAS PARA DAMINHAS E PAJENS
Esta é uma ideia que vem ganhando bastante força nos cerimônias atuais, afinal, não tem como não se apaixonar por crianças que carregam frases bem divertidas e fofas! O legal é que dá para ser bem criativo e criar você mesma as frases, muitos lugares fazem o pedido por encomenda e moldam as plaquinhas a gosto. Caso nada venha à mente, os noivos podem pedir sugestões dos amigos ou dos próprios pais das crianças.
Normalmente, os pajens entram no altar com a aliança de casamento, nesse caso, para incluir a plaquinha basta prendê-la com um barbante ou fita no pescoço do pequeno. Assim, nada vai atrapalhar o andamento da cerimônia. Outra forma de lidar com a situação é chamando mais de um pajem, então um fica responsável pelas alianças enquanto os outros seguram as plaquinhas. Essa pode até ser uma boa, caso os noivos queiram incluir mais de uma criança, mas não sabem como.
As daminhas, por outro lado, podem trocar as flores por esse acessório sem medo. Na maioria das vezes são elas que carregam a famosa placa de “lá vem a noiva”, antes da mesma entrar no salão ou igreja. Uma sugestão é fazer um jogo de palavras com as plaquinhas das crianças, com uma complementando a outra. Por exemplo: “Ainda dá tempo de fugir” – com o pajem – e “Foge não, ela tá linda” – com a daminha.
PLAQUINHAS PARA FOTOS
Hoje em dia, várias festas estão incluindo um cantinho para fotos. Nesse espaço os convidados podem fazer poses, brincadeiras e tudo mais para produzir fotos memoráveis, e é aí que as plaquinhas entram. Elas são pensadas justamente para deixar as imagens mais divertidas. O ideal é que tenha – pelo menos – umas dez frases diferentes, assim as pessoas têm mais liberdade para escolher uma das opções.
Para casais e famílias religiosas, existem as versões de frases evangélicas ou católicas, que dão mais ênfase ao aspecto religioso ou com trechos da Bíblia, como: “Jesus, nosso convidado de honra” ou, até mesmo, “Porque tudo que vem de Deus é simples e cheio de amor”.
COMO SÃO FEITAS?
As plaquinhas de casamento podem ser feitas de diversos materiais e formas possíveis. Algumas são fabricadas em madeira recortada com formato retangular, outras moldadas em figura de coração. Também existem as lousinhas – aquelas baratinhas de loja de um real – com mensagens escritas com giz ou até as feitas com papel impresso mesmo. Então esse não é um acessório exclusivo e qualquer pessoa pode incluí-lo em seu casamento.