Apesar dos penteados de casamento serem conhecidos por sua elaboração, com os fios bem presos e alinhados no lugar, muitas noivinhas preferem deixar as madeixas soltas ao estilo natural. Essa é uma opção super válida e ideal para casamentos no campo ou na praia, que apresentam um clima mais despojado e casual.
Tanto cabelos compridos quanto curtos podem aderir a esse tipo de penteado, mas vale lembrar que a noiva deve pensar também no modelo do vestido e no clima. Alguns vestidos, como o tomara que caia, pedem que os ombros fiquem a mostra sem que o cabelo atrapalhe, por exemplo.
Em relação ao clima, é bom saber se a data será em um dia ensolarado ou não, já que o suor pode acabar estragando o cabelo e também a maquiagem. Nesse caso, não compensa usar o cabelo solto.
SEMI-PRESO SIMPLES
Existem diversos tipos de semi-presos, os com trança, com topete, coque e diversos outros. Porém, o mais simples desses penteados é o que prende duas mechas na parte de trás. Ele é bem fácil de fazer, basta pentear o cabelo todo para trás, separar duas mechas do topo da cabeça – uma do lado esquerdo e outra do direito – formando um topete baixo e prender uma na outra com um elástico transparente.
Se quiser dar um toque de elegância ao penteado, escolha um acessório brilhante para colocar na parte de trás.
TRANÇA UNICÓRNIO
A trançada unicórnio é muito usada por noivas com cabelo curto, mas ela serve para qualquer comprimento de cabelo. Semelhante a trança embutida, o que diferencia esse modelo é que ele começa desde o topo da cabeça e vai até a metade da nuca, deixando o resto dos fios soltos.
SEMI-PRESO TORCIDINHO
O semi-preso com mechas enroladinhas é uma opção romântica e delicada para o casamento. Seja em uma cerimônia elegante ou mais descontraída, ele garante um charme extra aos cabelos soltos. Dentre as várias possibilidades, a que conta com mechas torcidinhas é a favorita daquelas que querem apostar em simplicidade.
SEMI-PRESO COM TRANÇAS LATERAIS
Uma das tranças mais clássicas é aquela feita nas laterais, que une as pontinhas atrás formando o penteado. Você pode criar um ou várias contornando as laterais, enquanto o restante dos fios ficam soltos. Para quem tem cabelos longos, a dica é apostar na trança em apenas uma lateral, que deixa os fios charmosos e delicados.
SEMI-PRESO COM COQUE (HALF PUN)
Para um semi-preso despojado e cheio de estilo, essa é opção é certeira. Ele pode ser feito em fios de qualquer tamanho, basta ter em mãos elásticos ou grampinhos para fixar o coque no topo da cabeça. Nos fios médios e longos, ele pode aparecer despojado, com mechas desfiadas bagunçadinhas ou mais arrumado, com um acessórios elegante preso ao coque, como uma fita diferente.
SEMI-PRESO TWIST
Como a praticidade é a palavra que define as tranças, a dica é apostar no semi-preso twist. Essa é uma versão bem tradicional do penteado que ganha mais delicadeza e elegância com as mechinhas torcidas, mas ainda é super fácil de fazer!
SEMI-PRESO COM TRANÇA LATERAL ESPINHA DE PEIXE
Se o objetivo é dar uma diferenciada, o ideal é escolher penteados com texturas diferentes, que tornam o visual mais interessante. Por exemplo, os semi-presos ganham um toque moderninho com tranças espinha-de-peixe, aquelas feitas com mechinhas transpassadas. Apesar de parecer difícil de fazer, quem tem mais prática consegue fazer essa trança bem rápido.
MECHAS ENTRELAÇADAS
Este modelo incrementa os fios completamente soltos com um detalhe discreto que faz toda a diferença na produção final, garantindo aquela aparência de princesa ideal para casamentos mais sofisticados. Ele é feito do mesmo jeito que a trança cascata, porém, de forma mais solta, deixando as mechas folgadas e grossas.