A estatura reduzida é um ponto que incomoda certas mulheres diante do espelho e, quando falamos na escolha do vestido de noiva, isso pode parecer ainda mais complicado. Portanto, trouxemos algumas dicas de como escolher peças e cortes que ficam excelentes em baixinhas, justamente para ajudar quem está enfrentando este dilema.
POR ONDE COMEÇAR?
Cada pessoa tem seu encanto pessoal e ser pequena não é motivo para ficar preocupada pensando no vestido do casamento. Porém, também não é certo seguir apenas a emoção na hora de fazer a escolha. Afinal, existem modelos que parecem lindos no corpo da manequim, mas no corpo não fica bem do jeito esperado.
TECIDOS
Procurar evitar tecidos pesados, como o tafetá e cetim, ajuda com que a noiva pareça maior. O recomendável é o uso de tecidos leves e que proporcionem um caindo que alongue a silhueta. O organza, tule de seda, musseline e o chiffon são perfeitos para isso, por exemplo.
DECOTE
O decote proporciona que a noiva fique mais longilínea. Então, aposte nos decotes em V e U, tanto na frente como nas costas da peça. O tomara que caia também pode ser uma boa escolha, pois deixa os ombros e os braços à mostra, e fica muito bem em mulheres de pouca estatura.
MODELAGEM
Outra escolha fundamental para obter um efeito alongado no corpo é o corte. O modelo império, conhecido como corte de cintura alta – onde a saia tem início logo abaixo do busto -, garante essa ilusão. Tem também o corte evasê, com uma saia que abre pouco a pouco a partir da cintura.
Quanto ao popular vestido sereia, alguns cuidados devem ser tomados na sua escolha. Essa modelagem tem como principal objetivo alongar a silhueta, mas se a noiva tiver busto farto e quadril largo, o efeito será contrário e proporcionará um visual de “achatamento”. No entanto, vale lembrar que tudo é uma questão de se sentir bem e confortável no grande dia.
VESTIDO TUBINHO SIMPLES
As que buscam requinte e simplicidade encontram o caminho adequado com este modelo. Um tecido nobre e decotes estratégicos são os componentes perfeitos para o sucesso das baixinhas, dando destaque a sobriedade e o bom gosto.
VESTIDO MULLET
Os modelos mullet são quase um meio termo entre o longo e curto. Isso porque na frente são curtinhos e na parte posterior são maiores. Além do mais, destacam partes essenciais no intuito de aumentar o corpo e conseguem agrupar outros elementos como, por exemplo, bordados, pedrarias e combinações com outros tecidos.
VESTIDO IMPÉRIO
Esse modelo é excelente, pois sua marcação – logo após o busto – deixa o corpo esguio. Isso cria, visualmente, a impressão de que a saia é mais longa e, consequentemente, as pernas também. Portanto, ele deve estar na sua lista de vestidos para baixinhas.
Mas caudas e véus muito longos devem ser evitados, pois ficam em desarmonia com as proporções da noiva.
VESTIDO DE NOIVA LONGO EM V
Vestidos longos para mulheres pequenas são possíveis, sim. Entretanto, tenha uma atenção especial ao corte, que deve ser reto. Esses modelos de vestidos valorizam as formas, além de agregar muita elegância. Vale lembrar que é bom mostrar os braços, sapatos e usar decotes discretos.