Os sapatos da noiva são sempre um motivo de dúvida. O que usar quando as pessoas dificilmente olharão para os seus pés? Para ajudar a responder essa pergunta, trouxemos aqui dicas de como escolher o calçado para o casamento e sem erro.
Saber escolher a cor, modelo e textura é algo bastante importante, mas antes de chegar a essa etapa, a noiva precisa entender que beleza não é tudo. O sapato pode ser maravilhoso, mas se ele não cumpirir todos os requisitos essênciais, não servirá para uma noiva.
QUANDO COMPAR?
Não há momento exato para comprar o sapato da noiva, mas para que sua escolha seja a mais perfeita possível, procure enquanto você estiver fazendo as provas do seu vestido. Assim, terá uma harmonia total entre o sapato e o vestido, com uma visão real dos dois juntos e não ficará apenas imaginando.
Para que este conjunto fique perfeito, não abra mão de fazer a prova do seu vestido com o sapato. Assim na hora de fazer os ajustes necessários, ficará claro o comprimento ideal do vestido.
HARMONIZE O SAPATO COM O VESTIDO DE NOIVA
Apesar de parecer apenas mais um acessório, o sapato é muito importante para o grande dia. Essa etapa deve ser cuidadosamente planejada, pois é muito particular. Alguns pontos que podem ajudar, além da harmonização do sapato com o vestido, é pensar na altura dos noivos e no local do casamento, verificando qual tipo de sapato é mais favorável para a ocasião. Neste momento, a estética não deve ser o único guia.
ATENTE-SE À ALTURA DO SALTO
O tamanho ideal para o sapato da noiva é quando apenas a parte inferior do salto aparece. Se acontecer de mais da metade do calçado ficar a vista, a noiva deve trocar o modelo por um com salto menor. Uma forma excelente de evitar imprevistos, é fazendo um sapato sob medida – bem no estilo antigo. Além de não errar no comprimento e numeração, a noiva pode escolher o material que preferir.
É bom também verificar se terá mais de uma opção para usar durante o evento. Ficar a comemoração inteira em cima do salto necessita de um bom equilíbrio e tolerância. Usando um tamanho confortável, a noiva pode não chegar na altura que queria, mas estará elegante a festa inteira.
PERSONALIDADE
Cada noivinha tem a sua personalidade, algumas são mais sérias e outras gostam de se sentir à vontade. Por isso, não adianta você seguir as últimas tendências de noiva, se elas não tiverem nada haver com o seu jeito de ser. Enquanto os sapatos clássicos podem ser a opção certa para algumas, para outras os coloridos ganham um espaço especial no coração.
COR DO SAPATO
A cor do sapato não precisa ser exatamente neutra, mas é aconselhável, ou melhor, imprescindível que sejam tons que combinem e conversem bem entre si. Você pode sim ousar e escolher cores diferentes, como prata ou dourado, desde que o estilo do sapato esteja de acordo com o vestido.
BRILHO
O brilho atrai os olhos e faz com que a beleza da noiva fique mais em foco, ainda mais com um vestido igualmente pomposo ou bem básico. Eles também fogem um pouco do branco, puxando mais para o prata azulado, mas isso não quer dizer que eles destoam em algo. Pelo contrário, podem ajudar a integrar um outro elemento do seu look com o resto, tornando tudo ainda mais perfeito.
CONFORTO
Mesmo escolhendo o modelo certo, sempre fica aquele medo de sentir desconforto no dia do casamento. Para evitar que isso aconteça, a noiva pode amaciar o sapato alguns dias antes da cerimônia, assim ela terá uma noção de como seus pés vão ficar depois de um tempo usando o par.
Alguns itens podem ajudar nesse caso, como protetores de silicone e palmilhas especiais que são facilmente encontradas em lojas de produtos ortopédicos ou na internet.