Era proibido até pouco tempo escolher vestidos com cores escuras para as madrinhas e – principalmente – o preto, pois esse tom era exclusivamente utilizado em situações de luto. Entretanto, esse pensamento já é ultrapassado e a cor vem fazendo muito sucesso nos casamentos aqui no Brasil. A noiva de branco e as madrinhas de preto, é uma combinação linda, não dá para negar, mas qual é a sua opinião a respeito disso?
Para ajudá-la nesse dilema, separamos algumas dicas e fotos para esclarecer se é uma boa ideia ou não colocar o preto no altar.
HORÁRIO
Nos Estados Unidos, esta cor é comum há muito tempo e as noivas simplesmente amam essa opção. Afinal, é uma cor elegantérrima! Mas calma, o ideal é utilizá-la nos casamentos noturnos. Caso você case no período da manhã ou à tarde e queira optar por padronizar as suas madrinhas com esse tom, peça para que os vestidos não contenham muitas pedrarias e bordados. Uma opção bacana são os vestidos com renda ou lisos nestes casos.
Se o casamento for durante a noite, as madrinhas podem usar e abusar de materiais que contenham brilho, transparências e tules.
MODELOS
Separamos alguns modelos para você se inspirar e, quem sabe, fazer seu coração bater mais forte por essa opção!
COM FAIXA COLORIDA
Uma tendência é o uso de faixas coloridas na cintura das madrinhas, principalmente combinando com a cor preta. Como essa é uma coloração bem neutra, qualquer faixa ficará ótima no vestido, ainda mais se for uma com tons clarinhos. Essa é uma forma de dar um “up” a mais nas suas companheiras de casamento.
CADA UM COM UM DIFERENTE
Colocar cada madrinha com um modelo diferente é uma opção muito escolhida entre as noivas, no entanto, nem todo mundo gosta. Nesse caso, o preto é sem dúvida a cor chave para resolver esse problema. Mesmo que os vestidos sejam diferentes, a cor torna a cerimônia mais padronizada, já que nenhuma delas estará ofuscando ou desmerecendo a noiva ou mesmo a ocasião.
VESTIDO LONGO
Se você quer madrinhas poderosas e elegantes, a melhor escolha, nesse caso, são os vestidos longos. Apesar de serem bem tradicionais e ficarem lacradores em casamentos clássicos, eles combinam com qualquer tipo de festa, é só adaptar a cor e o modelo ao tema e horário do casório. Porém, tome cuidado com o comprimento certo. O vestido longo tem que ser longo de verdade, não é pra ficar maior do que a pessoa que tá usando e nem muito curto.
VESTIDO CURTO
Para as noivinhas que estão organizando um casamento ao ar livre e durante o dia, vestidos curtos nas madrinhas podem ajudar a dar um ar mais despojado para a festa. De bônus, elas vão amar não ter que lidar com o vestido longo e o salto alto. Mas os curtinhos também precisam de atenção com o comprimento, pois eles devem ficar na altura dos joelhos ou um pouco mais abaixo.
MAQUIAGEM
Para os olhos, existem duas opções de maquiagem que combinam com o pretinho básico, a neutra ou a bem marcada. Ou seja, as madrinhas podem aderir qualquer um dos estilos, basta elas decidirem qual é melhor para a cerimônia na qual participarão. Na primeira make, os tons de nude e sombras terrosas são as mais usadas. Já na segunda, um delineador grosso e o esfumado preto podem ser usados sem medo.