sábado, novembro 23, 2024
InícioFesta de CasamentoCritérios para fazer a seleção de padrinhos e madrinhas

Critérios para fazer a seleção de padrinhos e madrinhas

Os padrinhos e madrinhas de casamento são muito mais do que simples amigos ou conhecidos, eles representam as pessoas especiais que marcaram a vida do casal em cada trajeto até o esperado dia do “eu aceito”. Por esse motivo, a seleção desses integrantes é tão significativa para os noivos e deve ser tomada com muito cuidado.

Diante de uma função tão essencial, é normal que surjam dúvidas sobre quem escolher. Normalmente, as perguntas mais frequentes são: “preciso convidar algum parente para ser meu padrinho?”, “posso convidar somente pessoas casadas?” ou “preciso convidar a namorada do meu amigo, que vi poucas vezes na vida, para ser minha madrinha?”. Para esclarecer essas questões, venha conferir nossas dicas:

QUAL É A FUNÇÃO DOS PADRINHOS

padrinhos e madrinhas de casamento 1

seleção de padrinhos e madrinhas

Nos preparativos, os padrinhos e madrinhas estão sempre envolvidos, podendo ajudar o casal com sugestões e propostas ou esclarecendo dúvidas. Enquanto as mulheres ajudam a organizar na despedida de solteira, no chá de cozinha prova do vestido, os homens podem acompanhar o noivo na seleção dos fornecedores. Enfim, em tudo que o casal precisar de uma mãozinha, seus convidados de honra devem tentar dar seu apoio.

FAMÍLIA

padrinhos e madrinhas de casamento 7

ideias de poses para álbum de casamento

album de casamento 6

Uma coisa usual que os noivos fazem é colocar pessoas da família como seus padrinhos. Porém, não é necessário selecionar somente parentes, por isso, procure colocar aqueles que realmente estão presente em sua vida. Este não é o momento para colocar a família em primeiro lugar, porque sabemos bem que alguns amigos representam muito mais do que uma ligação de sangue. 

AMIGOS

padrinhos e madrinhas de casamento 11

padrinhos e madrinhas de casamento 12

É claro que sempre existe aquele amigo especial que não dá para deixar de fora da seleção de padrinhos. Ele acompanhou a relação de vocês desde o início e participa sempre da vida do casal, então sem dúvida essa pessoa deve estar no altar presenciando e abençoando o casamento. Nesses casos, ela poderá até mesmo ser aquela que fará o discurso de homenagem na recepção pós-cerimônia.

CASAIS SEPARADOS

padrinhos e madrinhas de casamento 4

padrinhos e madrinhas de casamento 13

poses para casamento 161

Pode parecer deselegante, mas não tem problema nenhum separar alguns casais para formar pares com outras pessoas. Por exemplo, se a sua amiga de infância está namorando há poucos meses, você não precisa colocar o namorado dela como seu padrinho. Só não fica muito adequado separar casais que já são casados. Contudo, se for o caso, converse antes com a madrinha e veja se está tudo bem para ela.

QUANTOS PADRINHOS DEVO ESCOLHER?

padrinhos e madrinhas de casamento 11

fotos de casamento padrinhos

fotos de casamento making off 1

Essa parte está totalmente ligada ao espaço do casamento, então depende se a cerimônia for na igreja, em um salão pequeno ou ao ar livre. Nem invente de tentar colocar um monte de gente em um lugar pequeno, hein! O que recomendamos é um limite de quatro casais de cada lado, totalizando dez casais, contando também os pais dos noivos. Não custa optar por ter menos pessoas e garantir um visual legal no altar.

PADRINHOS DESCONHECIDOS

padrinhos e madrinhas de casamento 5

poses para casamento capa facebook1

poses para casamento 24

Uma péssima experiencia que você pode evitar que seus padrinhos passem é: conhecer seu par no dia do casamento. Depois de fazer o convite, promova um almoço entre eles para que cada um se conheça – principalmente os pares definidos. É interessante que eles, pelo menos, saibam ao lado de quem passarão a cerimônia.

CIVIL X RELIGIOSO

poses para casamento 15

madrinhas de preto capa

Para o casamento oficial, no cartório, exige-se a presença de duas testemunhas, que não precisam ser casados, muito menos serem do sexo oposto. São apenas a representação de duas pessoas que atestam a veracidade daquela união.

No caso da igreja, é bom sempre conversar com o líder religioso ou na secretaria paroquial se há algum critério que precisa ser seguido na formação dos pares, pois determinadas religiões seguem certas regras que precisam ser respeitadas.

Rafael Hatscha
Rafael Hatscha
CEO e Criador do Universo das Noivas https://www.instagram.com/ouniversodasnoivas
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS

Convite de casamento

Penteado para noiva l Cabelos Curtos

Doces de casamento

Lembrancinha de casamento

COMENTARIOS RECENTES

Genevieve do Carmo Silva on 3 casamentos dos sonhos feitos com R$20 mil
Lúcia Macedo on Vestido de noiva sereia
JANE APARECIDA da cruz on Festa de Noivado
Andiara Santos on Como casar em cancún
Rosangela Maria Lessa on Convite de casamento
Kelen Vicentin on Chá de Cozinha
Raqueli Fantinato Soldera on Madrinhas com Vestido Azul
Lúcia Lombas on Como casar em cancún
Vanessa mendes on Vestidos Marsala
flavia Almeida santos on Casamento civil gratuito
Girlene Silva on Lua de mel barata
Luzinete on Casamento Barato
Claudia Varandas on Seleção de daminhas e pajens