A entrada das daminhas e pajens é um dos momentos mais esperados por todos, principalmente pelos os noivos – que precisam ficar atentos se os mesmos vão concluir o cortejo até o altar.
Há diversas coisas para serem decididas na hora de escolher os pequenos que irão compor sua seleção, fora o risco de as crianças desistirem na hora “H” da cerimônia. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudá-los a resolver qualquer dúvida que pode aparecer e tornar esse momento mais agradável para você e as crianças convidadas.
QUAL A IDADE IDEAL PARA OS PAJENS E AS DAMINHAS?
A idade ideal é a partir dos 3 anos, pois crianças mais novas podem causar imprevistos, como travar na hora e não entrar na igreja. Para evitar ao máximo essa situação, recomendamos que os noivos convidem crianças de 5 à 12 anos de idade. Se você não tem crianças que se encaixam nessas idades, não se preocupe! Há outras maneiras de fazer com que elas entrem sem causar nenhum problema, como entrar de carrinho com um adulto ou alguma criança maior que possa conduzi-la.
COMO ESCOLHER? É OBRIGATÓRIO SER DA FAMÍLIA?
Não é necessário que eles sejam da família, mas é bacana que a criança tenha um certo grau de intimidade com o casal. Aliás, pajens e daminhas são convidados de honra e não é de bom convidar qualquer criança para o dia.
É NECESSÁRIO ENSAIA-LOS?
Por se tratar de um momento em que todos, inclusive a noiva, ficam nervosos, o ideal é ter um treinamento. Ele pode ser feito no dia do casamento, uns 40 minutos antes da cerimônia começar. É bacana aconselhar os pais que cheguem cedo, para que o ensaio seja feito com calma e a ajuda da cerimonialista.
Uma dica muito importante para evitar o choro da criança no caminho do altar, é posicionar a mãe dela lá na frente e pedir para que ela, sutilmente, chame os filhos até ela. Dessa forma, os pequenos vão se sentir seguros para realizar o percurso com sucesso.
QUEM PAGA O TRAJE, OS NOIVOS OU OS PAIS DA CRIANÇA?
Seria legal que os noivos pagassem, mas isso não é uma regra. Basta conversar com os pais dos pequenos e entrar em um acordo. Em muitos casos os pais pagam a roupa e os noivos o penteado. O importante é lembrar que, se você não for disponibilizar o traje, não exija peças muito caras. Isso pode desestimular os pais de permitirem que seus filhos participem do cortejo.
QUANTOS PAJENS E DAMINHAS EU POSSO TER?
Não existe uma regra que dite quantas crianças você pode ter, porém, um item a ser levado em consideração antes de decidir este número é o espaço da igreja ou da cerimônia.
QUEM CUIDA DAS CRIANÇAS ATÉ O MOMENTO DA ENTRADA?
Normalmente essa tarefa fica por conta dos pais ou da cerimonialista, mas isso depende muito da idade da criança e o grau de independência que ela possui.
QUE ROUPA ELES DEVEM USAR?
Assim como o vestido de noiva, existem diversos modelos para serem escolhidos. Levem em consideração o horário e o estilo do casamento. Se for a noite, vale colocar bordados, brilho e renda. Geralmente a daminha usa uma roupa que combine com a noiva ou com os tons da decoração. Já os pajens podem usar a roupa semelhante ou igual ao do noivo. Porém, as roupas devem ser confortáveis a ponto de oferecer disponibilidade de movimento livre para elas brincarem e se sentirem bem ao longo da festa.
O QUE ELES PODEM CARREGAR ATÉ O ALTAR?
Geralmente as crianças participam da cerimônia carregando algo nas mãos. O mais comum é uma almofada com as alianças, mas esse objeto pode ser flores, placas, balões ou até mesmo um mini buquê.
QUAL É A HORA CERTA PARA ENTRAREM?
Depende muito do que estiverem em mãos. Se estiver carregando uma bíblia é de bom que ela entre logo depois do noivo, mas se estiver com as alianças, a criança entra na hora dos votos.