Todos sabem o quão trabalhoso é fazer um casamento acontecer. O local da cerimônia, a decoração, lista de convidados, cardápio, entre diversas outras coisas para decidir antes de – até que enfim – chegar no altar.
Mas a primeira escolha importante na organização é saber quem será a sua auxiliar de cerimônia. Por mais que a noiva queira resolver todos os detalhes ela mesma, é sempre bom ter alguém para estar ali ajudando em qualquer momento, ainda mais quando essa pessoa entende do assunto.
Pode ser uma equipe completa também, seria interessante ter alguém específico para cada área do casamento. Entretanto, é importantíssimo conhecer bem as profissionais contratadas. Elas devem passar segurança e se – desde o começo – os noivos não gostarem de seus serviços, o melhor é contratar outra assessoria.
POR QUE CONTRATAR UMA ASSESSORA DE CASAMENTO?
A assessora é simplesmente a “administradora” do casamento, é ela que irá pegar o seu orçamento e encaixar tudo dentro dos padrões, sempre tentando atender aos gostos e preferências dos noivos. De certa forma, o objetivo dela é deixar só a parte das escolhas para o casal, ficando com a papelada para si.
Mas a questão é: tem necessidade contratar uma assessora? Na verdade, não. Algumas noivas preferem economizar esse dinheiro investindo em outras partes do casamento. Tem até quem chame uma conhecida que entende o mínimo sobre eventos para ser essa pessoa.
Claro, não é a mesma coisa. É muito diferente ter ajuda de alguém que está no ramo faz tempo e que sabe informar os melhores fornecedores. Como, por exemplo, um bom lugar para comprar o vestido de noiva, ou uma confeitaria que faz bolos de casamento deliciosos por um preço bacana.
NOS PREPARATIVOS
O fundamental é conhecer bem os noivos, já que todas as sugestões e conselhos devem ser pensados com base nos seus gostos. Logo de início, a assessora vai indicar profissionais que se enquadram no orçamento e personalidade do casal. Portanto, a agenda de contatos dessa pessoa deve ser bem variada.
Nessa parte, além de aconselhar, ela tem que estar presente em todas as negociações e contratos feitos, como se fosse uma advogada que entende da parte burocrática dos termos assinados. A assessora se encarregará de fazer também uma lista com os itens que já foram ou devem ser resolvidos, sendo praticamente a ponte de contato entre os noivos e fornecedores.
DIA DO CASAMENTO
Apesar de não participar do evento em si, a assessoria acompanha toda a montagem da festa, administrando se está tudo no lugar, vendo o que ainda falta chegar no local e verificando se o espaço está bem distribuído. Caso ocorra algum imprevisto, é sempre bom ela ter um plano alternativo para resolver o problema.
PÓS CASAMENTO
Antes de se retirar, a assessora já deve deixar tudo combinado com a parte da desmontagem, quem leva o que, ver se algo foi quebrado no processo e se teve sobras do buffet de casamento, por exemplo.
CERIMONIAL OU ASSESSORIA: QUAL ESCOLHER?
Sim, existe diferença entre a cerimonialista e assessora! Porém, muita gente acaba se confundindo por elas terem funções um pouco parecidas.
ASSESSORIA
A assessoria tem como objetivo, antes de tudo, conhecer o perfil do casal para, assim, saber exatamente o que o dois querem de acordo com o orçamento definido. É o seu trabalho indicar fornecedores e participar da contratação desses profissionais. Além disso, fica responsável por participar das reuniões e das decisões tomadas, até o momento da cerimônia.
A partir daqui, o trabalho vai para as mãos do cerimonial.
CERIMONIAL
Agora a cerimonialista, fica atenta em todo o andamento do casamento, desde o momento da prova do vestido até a primeira dança do casal e o fim da festa. A diferença entre a assessoria é que essa funcionária ficará juntinho durante todo o processo, ela até ajuda na hora da cerimônia, como se fosse uma promoter de festa.
Ficou em dúvida entre os dois? Não se preocupe, muitas vezes a cerimonialista também é assessora, facilitando a escolha.