O bolo é um dos itens da festa de casamento que merecem atenção especial na hora da escolha. Tradicional, naked cake, metálico, com flores ou espatulado são alguns dos estilos que podem ser adotados no grande dia.
Além do recheio, cobertura e sabor, a noiva ainda deve decidir se deseja um bolo cenográfico, bolo verdadeiro ou os dois. Em ambas as escolhas, ele deve representar a personalidade do casal e ainda estar de acordo com a decoração.
Foto: Água Benta Fotografia
O bolo real é aquele inteiramente produzido na cozinha, com massa, recheio e cobertura comestíveis. Já o cenográfico tem estrutura e acabamento feitos com materiais duradouros, como massa corrida, tecido, biscuit, e algumas vezes até a própria pasta americana. A base geralmente é feita de isopor ou madeira.
Cada modelo tem suas particularidades e vantagens. É preciso levar em consideração não só o estilo, mas também o orçamento disponível. A seguir, saiba qual deles melhor se encaixa com o que você procura:
AVALIE SEU ORÇAMENTO
Bolos maiores, com camadas, recheio e decoração detalhada são itens que aumentam e muito o valor. Avalie seu orçamento e opte pelo que cabe no seu bolso. Uma solução possível é combinar o bolo cenográfico e o verdadeiro, o primeiro dá um toque especial na decoração da sua mesa e o segundo é servido diretamente aos convidados. Assim, não é preciso investir em um bolo grande e decorado que atenda a todos.
Lembrando que o bolo cenográfico ainda tem a opção do aluguel e pode baratear um pouco mais o custo final. Com essa economia, é possível caprichar mais nos docinhos e em outros detalhes da decoração.
Foto: Arquivo Lejour
DEFINA O TAMANHO DO EVENTO
O número de convidados influencia em todas as decisões do casamento, e com o bolo não poderia ser diferente. Quanto maior, mais caro. Se for uma festa grande, encomende dois bolos, o cenográfico para sair bem nas fotos da mesa e um verdadeiro, trazido direto da cozinha em fatias para ser servido aos convidados.
Os dois ainda podem ser combinados em andares: mesclando camadas de bolo real, geralmente a primeira camada, com um restante de cenografia.
Em eventos mais discretos, é possível escolher apenas um bolo com tamanho adequado ao número de convidados. Neste caso, não haveria necessidade de comprar um falso para compor a decoração.
Foto: Arquivo Lejour
QUAL É O ESTILO DA FESTA?
O estilo é um fator importante na decisão. Os bolos “falsos” podem ser ricos em detalhes, atendendo aos pedidos de casamentos tradicionais ou sofisticados. O resultado final fica bem próximo ao acabamento de pasta americana, podendo imitar renda, pérola ou matelassê, por exemplo.
Já o bolo mais rústico, como o naked cake ou desconstruído, não tem opção de réplica justamente por não ter uma cobertura. A vantagem de escolher o bolo falso é que ele dura mais, também é indicado para festas ao ar livre ou em estações mais quentes do ano.
Já o bolo verdadeiro pode ser do jeitinho que você sonhou. É possível escolher o sabor da massa, do recheio, os detalhes do topo, da cobertura e deixar tudo totalmente personalizado para agradar seus convidados.
Confira sugestões sobre fornecedores no site da Fast Shop e dicas de casamento no blog.