Existem tantos detalhes para pensar que fazer o orçamento do casamento se torna uma tarefa pra lá de complicada. Indiferente do valor que será gasto, é necessário ter controle e pensar delicadamente onde você está investindo o seu dinheiro. Aliás, o orçamento afeta todas as suas decisões, por isso, é de extrema importância que seja feito antes de qualquer contrato assinado. Mas não se preocupe, porque viemos justamente trazer algumas dicas para você se organizar com cuidado.
ORGANIZAÇÃO
O primeiro passo é fazer as contas e pensar no quanto o casal pode gastar. Pense em todas os pontos necessários para o grande dia e planeje-se.
Crie uma planilha para se organizar e controlar como seu dinheiro está sendo gasto! Além de listar tudo o que é realmente necessário, como:
Recepção (mesas e cadeiras, talheres) Alianças
Buffet (bebidas, bolo e doces) Estacionamento / Transporte
Decoração da cerimônia Lembrancinhas
Vestuário dos noivos Locação do lugar
Música ou banda Fotografia e Vídeo
NÚMERO DE CONVIDADOS
Este ponto é fundamental para o desenvolvimento de todas as outras etapas do grande dia. O espaço escolhido dependerá do número de convidados e, claro, a escolha do buffet e dos cardápios, sempre pensando no quesito qualidade e preço.
PESQUISE
Não tem como estipular um orçamento base, pois organizar um casamento depende de uma série de fatores, portanto, pesquisar é essencial. Pense em que tipo de cerimônia você deseja, o número de convidados, o local da festa, o modelo vestido que você quer, pois tudo isso pode influenciar diretamente no orçamento.
Vá aos buffets ou igrejas, converse com os fornecedores, assessores e pesquise em todos os lugares possíveis para não errar na hora de realizar o seu grande dia.
PRIORIDADES
Depois de ter feito todos os orçamentos com os fornecedores necessários, faça uma lista com as prioridades do seu casamento. Após fazer uma lista, fica muito mais fácil saber o que você realmente precisa fechar e identificar onde seu dinheiro será gasto.
Converse sempre com o seu noivo e com quem colaborará com as despesas, é de extrema importância que todos tenham consentimento de o que está sendo contratado.
QUEM ESTÁ PAGANDO?
Se o custo do casamento ficará apenas com você e seu noivo, fiquem bem atentos com o orçamento de vocês. Afinal, começar uma vida a dois com dívidas não é nada legal. Se algum membro da família for ajudar, sentem e conversem a respeito dos valores que estará disposto a colaborar e façam um orçamento base.
O ideal é conversar com cada família separadamente, assim vocês terão mais liberdade para discutir, cada um com a sua família. Depois de falar com todos e saber o valor que cada um vai “colaborar” com a festa, é só somar todas as contribuições e aí você terá o seu orçamento! É claro que isso pode mudar com o tempo, essa verba poderá aumentar ou diminuir, por isso, tenha sempre um pé atrás, ou seja, cautela nas suas decisões.
QUANTO EU DEVO GUARDAR PARA O CASAMENTO?
Assim que você e seu noivo decidirem a data aproximada da festa de casamento, vocês devem começar a guardar o máximo possível de sua renda para a festa, 20% dela seria o ideal, embora doloroso. Quanto mais tempo tiverem para planejar a festa e juntar dinheiro, mais tranquilo será todo o processo.
Limite seus gastos em pequenas coisas, como assistir filmes em casa ao invés de sair, reduzir o número de vezes que jantam fora, não ir à manicure toda semana, não comprar roupas por impulso, não trocar de celular, aproveitar descontos e vantagens. Estas mudanças simples dificilmente irão afetar a sua qualidade de vida, mas depois de um ano esse dinheiro extra pode cobrir alguns itens do casamento.