Sem dúvida, as fotos de casamento são lembranças muito importantes para o casal. Além de trazerem recordações de um momento tão único na vida, elas serão para sempre parte dessa história. Mas para que tudo saia conforme planejado, é bom prestar bastante atenção nessa parte.
Existem certas cenas em um casamento que só uma câmera pode captar. O momento emocionante da entrada da noiva, a reação do noivo ao vê-la, um sorriso de uma mãe vendo sua filha ou filho no altar e a famosa hora de jogar o buquê de noiva para as mulheres da festa são algumas delas. Por isso, o fotógrafo não pode ser amador, mas alguém que entenda de fotos em movimento.
Confira então nossas sugestões de como fazer um álbum de casamento maravilhoso:
TIPOS DE FOTOGRAFIAS
Uma foto pode ser tirada de muitos jeitos – muitos mesmo -, por isso, é bom encontrar um profissional que saiba sobre o estilo de fotografia que cada casamento exige ou, pelo menos, o tipo que os noivos querem. Ver o portfólio do fotógrafo ajuda muito, principalmente quando ele está sendo contratado através de uma empresa. Não olhe somente algumas fotos dele, mas várias, de quantos álbuns puder.
RETRATO
Geralmente é a foto que fica em exposição na sala de visitas. Esse estilo era muito comum antigamente. O retrato é tirado com o casal ou convidados fazendo poses já conhecidas por todos como, por exemplo, o noivo segurando a cintura da noiva e todos sorrindo – com direto a um “digam x”.
DOCUMENTAL
São fotografias bem mais realistas, afinal, são tiradas de forma espontânea, captando os momentos sem as pessoas perceberem. Hoje em dia, muitos casais preferem este formato, pois são mais reais e parecem retratar os sentimentos.
FINE ART
Esse é o meio termo entre os dois estilos citados acima. Apesar do fotógrafo pedir uma pose, ela não terá um efeito tão falso, será como se fosse tudo espontâneo e vai depender da criatividade para fazer boas fotos.
O QUE FOTOGRAFAR?
PRÉ-WEDDING
Para ter um álbum completo, vale muito a pena o casal fazer um ensaio antes mesmo do casamento. Os noivos podem escolher um lugar especial para ser recordado e incluir objetos com valor sentimental.
Por não ter que se preocupar com os convidados, as poses ficam mais relaxadas e naturais. Porém, para que isso aconteça, o fotógrafo deve construir uma boa relação com seus clientes.
MAKING OFF
Esse ensaio é realizado no dia da noiva, enquanto ela está se preparando para a cerimônia. O fotógrafo tem mais tempo para inventar fotos diferentes e criativas, já que é um momento de tranquilidade.
Juntar as madrinhas e a família para estarem presentes dá um monte de oportunidade de saírem imagens emocionantes.
CERIMÔNIA
Só na cerimônia que certas reações e expressões são vistas, então não tem como não registrar essa ocasião. As expectativas, lágrimas de felicidade e emoções a flor da pele são tudo o que deixa uma foto quase real. Se o orçamento for curto, contrate um profissional para registrar, pelo menos, essa parte do evento. Acredite, vale a pena! E caso não faça, vai se arrepender mais tarde.
FAMÍLIA E PADRINHOS
Tirar fotos com as pessoas importantes é uma grande alegria, por isso, tanto a família, como os padrinhos e madrinhas merecem uma seção exclusiva para eles no álbum do casamento. Tire um tempinho na casamento para fazer uma seção divertida e inusitada.
PETS
Um extra muito fofo é tirar fotos com seu bichinho de estimação. Ele também faz parte da família e merece – muito! – fazer parte do evento. Algumas fotos abusam da criatividade e mostram os pets segurando plaquinhas super divertidas ou com terninhos e acessórios próprios para eles.
Definitivamente, esse tipo de imagem deixa todo mundo com um sorriso bobo no rosto.