Depois de escolher o seu vestido de noiva, normalmente passam dias ou até meses até chegar a hora da tão esperada prova, onde são feitos os ajustes necessários. Muitas mulheres ficam ansiosas para ver o seu look completo dando forma e se transformando no que sempre sonhou, mas ainda assim é importante estar preparada para a ocasião e aproveitá-la ao máximo. Possivelmente, o seu vestido precisará de alguns reparos para ficar perfeito, mas – pelo menos – você já terá uma ideia dos acessórios e sapato de noiva que podem combinar com ele.
Fizemos um passo a passo com diversas dicas sobre como são feitas as provas do vestido e o que é necessário para tornar esse momento ainda mais especial para a noiva.
QUANTAS PROVAS SÃO NECESSÁRIAS?
Normalmente, são realizadas três provas, mas isso depende muito de quantas modificações serão feitas na peça. A primeira é para “conhecer o vestido”, essa será a primeira vez que a noiva irá vê-lo, então é preciso entender que a escolha não pode ser baseada apenas nas medidas. Só mais tarde – na segunda prova – a noiva terá uma noção da versão final. É nesse momento também que ela deve prestar atenção em quais ajustes devem ser feitos. E a última prova conta como o momento final para conferir se está tudo nos conformes.
A PRIMEIRA PROVA
Durante a primeira prova é legal levar os sapatos que pretende usar no dia da cerimônia. Essa dica é bem importante, pois ajuda a ajustar a altura do vestido. Até pode ser que a peça não necessite de alterações, mas na maioria das vezes ela exige mudanças. Afinal, as noivas merecem se sentir seguras e ter uma vestido que caiba perfeitamente em seu corpo.
TAMANHO
Entenda que na primeira prova você não terá o resultado que deseja e, provavelmente, o vestido ficará com o tamanho errado. Prepare-se para encontrar um modelo sabendo que ele será apenas uma “amostra”, portanto imagine o depois e não o agora. Nesta ocasião serão marcados os primeiros ajustes. Além do comprimento, a noiva precisa informar detalhes a respeito da barra, cauda e tamanho do decote.
Esse é um momento para ser extremamente minimalista, então não fique com vergonha de exigir aquilo que realmente quer. Uma dica é pensar na ocasião, lugar e decoração do casamento, já que cada vestido de noiva tem sua própria essência e peculiaridade.
TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS
Nunca saia com dúvidas! Pergunte e comente tudo o que achar necessário com a vendedora ou estilista. Embora as provas sejam um momento reservado para a noiva, a presença da mãe ou de uma pessoa querida pode levar a sugestões construtivas sobre, por exemplo, aspectos que não foram reparados anteriormente ou dar apoio em caso de incertezas.
ÚLTIMA PROVA
Se você pretende usar acessórios no dia do casamento, esta é a ocasião perfeita para experimentá-los. Caso a noiva escolha um véu, ele também deve ser usado nesta ocasião, porque é necessário ajustar o comprimento do vestido para que fique de acordo. Se vai usar tiara ou alguma peça no cabelo, experimente-a também sem medo.
Melhor ainda se conseguir fazer um o teste de cabelo e maquiagem, pois assim fica perfeito para ter uma real visualização do dia do casamento e ainda ter tempo para novos testes de cabelo e make, caso não goste do resultado do conjunto.
Por último, mas não menos importante, leve a lingerie que você pretende usar no dia. Essa é a maneira mais segura de verificar se nada vai aparecer ou atrapalhar a textura do vestido.
O QUE EVITAR?
Durante as provas é muito importante que a noiva não fique parada, afinal, ela deve ter uma plena noção de como ficará com o vestido no dia do casamento. Pode ser que a saia não tenha uma boa fluidez ou o modelo aperte a região da cintura. Para evitar qualquer tipo de incômodo, teste bastante a peça em seu corpo. Caminhe, sente-se, dance, analise bem o conforto do seu vestido. Não sinta vergonha de fazer o “test drive”.
Outra dica que damos é em relação a precipitação. Sabemos que – às vezes – a noiva se empolga e acaba escolhendo o primeiro vestido que gostou, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Nem sempre o “amor à primeira vista” vale a pena, portanto, experimente muitos modelos antes de tomar a decisão final.