O penteado mais clássico das noivas é o coque, seja ele alto ou baixo, simples ou mais trabalhado, o coque faz um grande sucesso. Mas por que? Fácil, pois ele é um penteado que fica bonito de qualquer jeito e você não precisa se preocupar, já que sempre dá certo. Isso é ótimo, pois você pode usar um penteado que não vai trazer problemas inesperados e vai ainda te deixar ainda mais encantadora no grande dia.
O coque é um estilo bem versátil. Mesmo que todos já tenham visto um coque em uma noiva, ele continua a se modificar e atualizar, misturando outros penteados como tranças e estilos, como no caso do coque bagunçado, romântico, entre diversos outros. A noiva que escolhe esse penteado pode adaptá-lo para o estilo que ela quiser, o que o torna ainda mais bonito. Ele ainda pode ajudar na hora de prender o véu e a tiara, um penteado que parece clichê, mas é tão volátil que continua a ser usado com muita elegância.
FORMATO DO ROSTO
O formato do seu rosto e tamanho do pescoço também podem influenciar no estilo do coque. A primeira é dica é: se você tiver o pescoço longo, prefira coques mais baixos. O mesmo vale para o contrário, se o seu pescoço não for tão longo, use o coque mais alto para dar ideia de alongamento. Em relação ao rosto, preste muita atenção ao formato. Confira alguns truques:
Rosto Redondo: Pode apostar tranquilamente em um coque mais alto, mas deixe alguns fios soltinhos ao redor da face para alongar. O cabelo muito liso e completamente preso pode acentuar o redondo do seu rosto.
Rosto Oval: Perfeito com qualquer tipo de coque, mas o ideal é evitar muito volume no topo da cabeça. Se você tiver franja, prenda os fios na lateral.
Rosto Quadrado: Use o coque com um pouco de volume quase no topo da cabeça. A franja na diagonal também ajuda a amenizar as linhas retas do rosto. Siga bem as dicas e teste o penteado alguns dias antes. Pronto! O coque ficará perfeito para o dia do seu casamento.
COQUE ROSQUINHA
É um dos estilos mais clássicos quando falamos de penteados com coque. Ele pode ser feito no alto ou mais baixo, vai depender do gosto da pessoa que for usar. Para fazer, basta fazer um rabo de cavalo, posicionar um acessório chamado donuts nas pontas do cabelo e enrolar os fios em volta dele, de forma que o cubra.
COQUE ‘PUN’
É um penteado que mistura rabo de cavalo com coque e tende a deixar o visual despojado e chique, ao mesmo tempo. Você tem a opção de fazê-lo tanto em estilo bagunçadinho quanto mais arrumado, o que vai depender da cerimônia em que deverá usá-lo.
COQUE CLÁSSICO
Penteado: Gleice
Penteie bem o cabelo e, em seguida, faça um rabo de cavalo baixo e prenda com um elástico transparente. Escolha um prendedor da cor do cabelo e grande, para dar bastante volume ao coque. Coloque-o em cima do elástico transparente e enrole o rabo de cavalo por cima do prendedor, respeitando bem o contorno e prendendo sempre com grampos. Se quiser um coque clássico mais moderno, desfie um pouco na frente deixando algumas mechas soltas. Este é o tipo de coque mais comum e também o mais prático.
MEIO COQUE
O meio coque é parecido com o desfiado. As mechas devem ser enroladas no mesmo sentido, mas a última precisa dar uma volta no coque e para ficar caída por cima dele. Se quiser deixar o penteado ainda mais bonito, invista nas fivelas com brilhos maiores.
COQUE BANANA
Pegue o cabelo e vá torcendo de forma espiral pela cabeça e, em seguida, prenda com grampos. O coque banana pode ser usado tanto no alto da cabeça como próximo ao pescoço. Este modelo é simples e quanto mais baixo, mais elegante. É um penteado ideal para festas.
COQUE NÓ
Faça um rabo de cavalo no alto da cabeça e, em seguida, dê um nó no cabelo, sem que fique muito preso. Vá colocando alguns grampos de forma que fiquem escondidos em volta do coque e aplique o laquê para dar mais firmeza. As pontas das mechas podem ser tanto para fora como para dentro do coque. Quanto mais solto, mais despojado e moderno fica o coque nó.
COQUE TRANÇA
Prenda os fios com um rabo de cavalo no alto da cabeça. Faça uma trança no rabo de cavalo e prenda com elástico transparente. Em seguida, faça um coque e vá prendendo com grampos na forma que eles fiquem escondidos. Para dar um visual mais romântico ao coque clássico com trança, invista nas fivelas ao lado da cabeça.
COQUE DESFIADO
Faça um rabo de cavalo no alto da cabeça e separe algumas mechas por cima do elástico para cobri-lo, intercalando cada mecha de um lado. Deixe até três dedos das pontas para fora e prenda com grampos. Este tipo de coque combina bastante com mulheres que possuem franja desfiada. Abuse do coque desfiado com tiaras finas, elas dão um visual mais romântico e elegante.