Existem diversas cores que a noiva pode escolher para compor as suas madrinhas, desde que todas concordem, nada impede o uso de tons um pouco fora dos padrões. Sendo assim, vamos falar hoje de um modelo de vestido que está ganhando bastante visibilidade nos casamentos mais modernos: o estampado!
Não é tão raro encontrar madrinhas com trajes estampados em cerimônias ao ar livre. No campo, por exemplo, as peças floridas são uma grande tendência. Entretanto, selecionar um vestido estampado para o casamento não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso muita atenção para não errar no modelo e nem no tecido.
QUANDO USAR?
Normalmente, esse modelo é selecionado para casamentos no campo ou na praia. Isso porque o lugar carrega um clima mais descontraído, permitindo que as madrinhas usem algo menos “formal”.
Eventos que acontecem no período da tarde também são mais descontraídos que no decorrer da noite. Então, dá para brincar com as cores, padronagens e, principalmente, com as estampas. Porém, depende do estilo do casamento.
Se o evento for extremamente formal, o mais apropriado é optar por um vestido liso – de cor única. Mas nos dias de hoje, são pouquíssimos eventos que tem esse grau de formalidade.
O QUE EVITAR?
O melhor é fugir das estampas como animal print e apostar nos tecidos florais, tropicais, geométricos e étnicos. Além disso, a mistura com malha está fora de questão, pois transmite um visual muito simples para a ocasião. Tecidos nobres e refinados como seda, crepe e cetim são boas opções para as madrinhas.
Existem vários modelos de vestidos longos para as madrinhas de casamento e as estampas podem chegar a ser bem coloridas e contrastantes. Mas isso não é nada legal para as madrinhas. Modelos coloridos demais se tornam informais para ocasião, por isso, o ideal são estampas com no máximo quatro tonalidades.
TECIDOS
O vestido para madrinha no casamento de dia precisa ser bem leve e fluído. Aposte sem medo nas fendas e decotes – sem exagerar, claro – mas mantendo o clima descontraído do casamento.
Já as festas noturnas combinam com modelos de tecidos estruturados, com bastante caimento. Cuidado com os modelos brilhosos para não chamar atenção demais, a estampa por si só já é chamativa, portanto, não exagere no brilho.
ACESSÓRIOS
O vestido estampado exige uma escolha minuciosa dos acessórios. Deve-se evitar o excesso de informação do visual, por isso, procure escolher brincos, pulseiras, sapato e bolsa que estejam em equilíbrio com o estampado do vestido. Não faça confronto de cores!
DICAS PARA A NOIVA
Se a noiva estiver com medo de ficar uma bagunça de cores e estampas, ela pode pedir para as madrinhas irem à mesma loja e definirem juntas uma paleta de cores com vestidos estampados que combinem entre si ou – até mesmo – que seja o mesmo modelo.
Outra ideia bacana, mas que precisa de supervisão, é intercalar o floral com o vestido liso. As cores precisam ser da mesma paleta, e conter a mesma tonalidade de fundo para ficar um resultado bonito. É necessário ter bastante atenção para não errar.
MAQUIAGEM
Como a peça já será alegre e colorida, a maquiagem não pode de jeito nenhum se sobressair. Uma sombra com esfumado preto ou marrom é a melhor opção, além de um batom nude e sem brilho. Assim, o visual não ficará parecendo um completo carnaval.