Com o vestido longo, mantemos o ar de noiva tradicional durante o casamento clássico, enquanto o vestido curto é super adequado para ocasiões que tem menos luxo envolvido. Mas graças ao modelo curto, a noiva ganha mais liberdade e não perde a elegância que o dia pede. O bom é que existem diversos tipos de vestidos, podendo agradar os mais variados gostos e preferências.
Você pode escolher um com o corte simples ou apenas com alguns detalhes em renda para dar um toque tradicional. Existe também a opção de algo com o corte moderno, que tenha as costas abertas e um tecido bem fininho. Basta escolher o modelo que mais se encaixa com a sua situação.
COMO ESCOLHER O MODELO CERTO?
Primeiramente, a noiva deve pensar no vestido de acordo com o espaço e o modelo de cerimônia. Será para usar apenas durante a festa? É um casamento de dia? Em um espaço fechado? Isso depende bastante da formalidade ou informalidade do evento também, pois saber a situação ajuda na escolha do comprimento apropriado. Em salões, por exemplo, o apropriado seria um vestido que seja abaixo do joelho.
Quanto ao biótipo da noiva, esses modelos podem ser usado tanto pelas baixas quanto para as mais altas, já que alongam as pernas. Apenas um cuidado a mais deve ser tomado pelas baixinhas, já que é bom evitar usar sapatos muito fechados, afinal, eles encurtam seu tamanho!
Para as noivas mais cheinhas, o vestido curto, na altura do joelho e sem muitos babados, com um corte mais reto ajuda afinar a silhueta e ainda acentua as curvas.
CUIDADO COM MODELOS SIMPLES DEMAIS
Entendemos como modelo “simples demais” aqueles lisos, sem nenhum detalhe, brilho ou acabamento marcante. Um traje muito simplezinho pode ficar com cara de roupa de o dia a dia ou praia. E isso noiva nenhuma quer, não é mesmo? Portanto, invista em detalhes mais exuberantes.
NA IGREJA PODE?
Essa resposta depende bastante do tipo de igreja e das regras de cada uma das instituições. Por isso, o ideal é você ir diretamente perguntar ao padre ou pastor se pode usar trajes curtos no lugar. Normalmente, as igrejas deixam sim que a noiva utilize um vestido curto, desde que não seja muito curto.
NA PRAIA
Para casamentos à beira mar em dias de sol, o ideal é que a noiva escolha um vestido com tecido leve e fluído. Nada de usar um modelo pesado, que não combina em nada com o ambiente praiano. Algumas ideias de tecidos são: seda, georgette, musseline e tule de seda. Mas lembre-se que o momento deve ser celebrado com estilo, mesmo usando um modelo curto.
CAMPO
O vestido curto é a opção certa para as noivas que terão uma cerimônia bem próxima a natureza, seja de dia ou de noite. Como essas peças oferecem um ar mais despojado, a combinação com o campo fica excelente. Que tal apostar nos rodados e com o saiote cheio, que refletem uma imagem romântica e delicada?
A NOITE
Se o casamento é mais glamouroso, o curto ideal para a ocasião é aquele bem bordado e com muito brilho, lembrando que muitas noivas preferem usar o esse modelo apenas como segunda opção de vestido para a hora da festa de celebração.
ACESSÓRIOS
A escolha dos acessórios é de fundamental importância para as noivas. Saber o que melhor combina com a sua roupa e com o seu estilo, pode fazer toda a diferença no resultado final. Véu, grinalda, brinco, sapatos, tudo deve ser pensado e planejado para combinar com o modelo de vestido escolhido.
O bom é descartar véus grandes quando for usar modelos curtos, optando por flores ou casquetes. E à noite, as garrinhas ou tiaras com brilho transformam o look em algo mais sofisticado.