A invenção da câmera nos deu inúmeras formas de registrar os melhores momentos de nossas vidas. Parece até coisa de outro mundo, não é? Gravar uma cena e depois poder vê-la a vontade é incrível e extremamente emocionante. Resolvemos então trazer para você algumas dicas sobre como funciona um vídeo de casamento, assim como a forma certa de escolher esses serviços.
O casamento é um desses eventos que merecem ser muito bem registrados. Para que – no futuro – o casal possa rever a cena e se encher de nostalgia. O vídeo é o registro dessa união, ele pode se estender desde a gravação do dia da noiva até o último momento da festa. Porém, essa filmagem só será entregue nas mãos dos noivos bem depois do grande dia, já com as edições finais. Então é bom ter plena confiança e escolher muito bem os profissionais o fará.
COMO ESCOLHER O PROFISSIONAL?
Você pode contratar uma produtora especializada em gravação de eventos, o que sairia um pouco mais caro, ou pode encontrar um cinegrafista freelancer que faça isso por conta própria. A escolha fica a critério do orçamento dos noivos. Normalmente, aqueles que fazem a fotografia e o álbum de casamento, também oferecem serviços de filmagem e edição.
Existem os casais que preferem eles mesmos gravar o evento, o que não é muito indicado. Mesmo que tenham uma boa câmera, apenas operadores de vídeo sabem os truques para uma ótima filmagem. Além, é claro, de ser uma lembrança de algo tão especial como o casamento, vale a pena escolher alguém para esse trabalho, ao invés dos noivos ficarem se preocupando em registrar e não curtirem o momento.
Contratar um profissional freelancer para o serviço pode sair bem mais em conta. Antes, veja indicações e pergunte para conhecidos se eles sabem de alguém que faça um bom trabalho, observe também se ele tem bons equipamentos e uma equipe para ajudar na filmagem. Em um casamento o bom é ter mais de uma pessoa gravando, para que assim o momento possa ser capturado de vários ângulos.
PRECAUÇÕES
Assim que o cinegrafista for contratado, explique a ele o que você prioriza como filmagem, é importante ele saber exatamente o que os noivos querem. Uma forma disso acontecer é você mostrando exemplos de outros vídeos, indicando qual o resultado final que gostaria. Levar o profissional ao local do casamento também é muito importante, porque assim ele pode ver a localização das tomadas e saber quais equipamentos pode usar no dia.
DURAÇÃO DO VÍDEO
Antigamente, esse tipo de gravação era extremamente longa e sem nenhum corte, contudo, o mais procurado pelos noivos agora são vídeos curtos e muito bem editados. Algumas vezes é meio difícil fazer muitos cortes, principalmente quando o casamento leva o dia inteiro e o casal queira registrar tudo. Então, antes de decidir a duração do vídeo, combine com o profissional o que será gravado, para depois ver se deseja uma gravação extensa ou não.
EDIÇÃO
A verdadeira mágica final está aqui. Além de contratar um bom operador de câmera, você deve saber se no seu serviço está incluso a edição do material, caso contrário, vai ter que encontrar outra pessoa para fazer essa parte.
Editar um vídeo pode demorar bastante tempo, mas para adiantar as coisas, o casal deve entregar para o editor todas as suas sugestões e roteiro de como querem que fique a edição final – incluindo as músicas de fundo, se terá textos e imagens entre os vídeos e os efeitos especiais.
Antes da edição, os recém-casados podem selecionar alguns momentos que eles consideram indispensáveis no vídeo e outros que podem ser cortados no final. Tudo que for relevante deve ser retirado, para assim dar espaço às partes que mais marcaram o evento.
VÍDEOS COM IMAGENS
Uma opção é fazer o vídeo com as próprias fotos de casamento, podendo aproveitar esse material para as duas coisas e aproveitar para economizar com uma filmagem. Se optar por fazer desta forma, basta contratar um editor e selecionará as fotografias para fazer um vídeo interativo com elas, usando efeitos bem colocados e até textos.